Show de horrores

Já faz muito tempo que organizações não-governamentais denunciam a brutalidade com que os animais são tratados pelo ser humano. Um amigo meu, inclusive, costumava dizer que, se conseguíssemos mudar nossa forma de tratar os animais, conseguiríamos mudar até mesmo parte dos nossos relacionamentos com nossos membros de espécie (por exemplo, por que alguém chama outra pessoa de “aquele porco!”, ou “aquela vaca!” – sendo este último algo muito depreciativo).

Na quase infinita série de exemplos de brutalidade contra os animais, destaco a que vi hoje. Uma cadela, no RS, foi mutilada viva num ritual de magia negra.

Ok, como seres humanos, temos “mais com que nos preocuparmos” do que com isso. Veja-se os maus-tratos contra as mulheres, as crianças, os abandonados. Sim, com certeza temos muito a nos envergonhar nesse campo da moral. Porém, menos evidentes são os maus-tratos contra os animais, pois eles, como poderia nos dizer Heidegger, já passaram para o lado das “coisas”, sendo tratados como tais.

Acho que podemos ponderar sobre o caráter de uma pessoa dependendo de como ela trata os animais. Para mim, quanto mais brutal uma sociedade, mais brutais serão os tratamentos dispensados aos animais. Não tenho estatísticas, mas penso que a sociedade brasileira não é a das melhores nesta matéria.

Mas, dentre toda estupidez, esta de sacrificar animais é das piores. Parece que não tem fim a ignorância humana. Não tem fim essa falta de juízo ético, ou então essa tendência a “ser ético” (mentira…mas pelo menos as pessoas se enganam bem com isto!) apenas com o pequeno círculo de amigos e “camaradas” (óbvio: da mesma espécie!).

Obs.: a foto acima, Companheiros, faz parte da galeria ToucanArt.