Nenhum sentimento é final

Let everything happen to you: beauty and terror. Just keep going.
No feeling is final

Rilke


Neste exato momento alguém acaba de chegar em casa após um dia cheio, rico, com a sensação de que venceu uma batalha digna. E há gente que não fez nada o dia todo e não sabe o que fazer com a própria vida. Tem alguém que conseguiu uma promoção há muito desejada e pela qual lutou muito. Tem gente indo para uma viagem dos sonhos. Tem gente saindo de uma cirurgia, sem saber se vai sobreviver. Tem gente que acaba de ser despedido. De perder um pai, um filho. Tem gente que está se casando. Tem gente fazendo um sexo inesquecível, num lugar inesquecível. Tem gente que recebeu uma notícia triste. Tem gente saindo para jantar fora. Tem gente passando fome. Tem gente que está se reencontrando após uma longa separação, e tem gente que se separou e talvez não vejam mais um ao outro. Tem gente que passou num exame difícil, e tem gente que desistiu no meio. Tem gente sendo humilhada, tem gente sendo exaltada. Tem gente que ganhou muito dinheiro; tem gente que está assinando o contrato de falência. Tem gente que tomou uma decisão muito acertada, tem gente que meteu os pés pelas mãos. Tem gente que está beijando. Tem gente que está apanhando.


Em muitos anos não me deparava com uma frase tão incrível. A do Rilke.
Nenhum sentimento é final. Nem o de mais absoluta alegria, nem o de mais pura desgraça e devastação. Ganhar não é, apenas e tão somente, “ganhar”. Você perde algo quando ganha. Perder não é simplesmente “perder”, um estado final, definitivo. Você ganha algo quando perde. Hoje você está feliz; amanhã, triste.


Não se ater a um sentimento, agarrando-se nele. Apenas deixá-lo passar. Se não conseguimos resolver algo terrível que nos aconteceu, uma perda, uma dor, não façamos nada, apenas deixemos o tempo agir. Da mesma forma, não adianta querer se agarrar a um sentimento de felicidade. O tempo vai te tirar desse sentimento, vai dilui-lo da mesma forma que acontece com uma gota de tinta caindo num rio. O que você está vivendo na sua vida neste exato momento vai passar, seja beleza, seja terror. O tempo nos separa de nós mesmos, assim como a expansão do universo está o separando dele mesmo neste exato momento, por assim dizer. Nem o universo é o mesmo, no dia seguinte.